SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA NO HOSPITAL DO AÇÚCAR

SUICÍDIO É TEMA DE PALESTRA NO HOSPITAL DO AÇÚCAR

18:54 02 outubro in Últimas Notícias

Suicídio. Este é um tema que ainda é visto como um tabu social e que atinge cerca de 30 brasileiros por dia, segundo a campanha nacional Setembro Amarelo.

Como forma de conscientização, a equipe de Serviço Social do Hospital do Açúcar, em parceira com o setor de gestão e desenvolvimento de pessoas, promoveu, nesta quinta-feira (28), um momento de palestra com seus colaboradores, fazendo parte do Setembro Amarelo.

O encontro foi mediado pelo médico e psicólogo, João Facchineti. O especialista abordou algumas questões, como as melhores coisas a se dizer a um possível suicida, os fatores que podem impedir a detecção e prevenção e alguns mitos sobre o suicídio.

De acordo com a coordenadora de serviço social do Hospital, Vanda Ribeiro, a palestra teve como objetivo capacitar os profissionais envolvidos sobre o comportamento de um suicida para que os funcionários possam contribuir na prevenção do ato.

“Para nós, assistentes sociais, a palestra teve um grande impacto, pois recebemos informações bastante relevantes. Sabendo acolher, orientar e encaminhar pacientes e familiares para o especialista, ele pode ser tratado”, afirma Vanda.

“O suicídio é um ato evitável”, finaliza a coordenadora.

Aqueles que precisam de amparo à vida podem encontrar ajuda através do Centro de Valorização da Vida (CVV), ligando para o telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 80 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP e e-mail. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. A ligação é atendida por um voluntário de forma anônima e gratuita.