Setembro Dourado – No encerramento da campanha, pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital do Açúcar ganharão manhã festiva nesta quarta-feira (28)

Setembro Dourado – No encerramento da campanha, pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital do Açúcar ganharão manhã festiva nesta quarta-feira (28)

21:02 27 setembro in Últimas Notícias

Unindo-se à campanha nacional Setembro Dourado, que visa à conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil, o Pró Medula e o projeto Para Sempre Yanna realizarão uma manhã festiva para os pacientes da Oncologia Pediátrica do Hospital do Açúcar, a partir das 10h desta quarta-feira (23).

A programação contará com ações de mobilização sobre o “Diagnóstico Precoce” e recreativas, com lanches especiais, bonecos gigantes, pintura facial e divertidas brincadeiras com a equipe do palhaço Ruanito.

Segundo a coordenadora do Pró Medula em Alagoas, Sheila Oliveira, a campanha é para um alerta constante, pois o câncer infantil aumenta a cada ano.

“A data nos traz a importância do avanço do tratamento e diagnóstico precoce, que por sua vez aumenta as chances de cura. Por isto a fundamental estar atentos a qualquer reclamação das crianças e ter sempre o hábito de levar os pequenos para as consultas de rotina. É preciso fazer com que as crianças tenham hábitos saudáveis, alimentem-se bem, pratiquem atividades físicas, entre outros. E para aquelas que já receberam o diagnóstico da doença, manter a esperança que tudo vai ficar bem, seguir com o tratamento e confiar!”, destacou Sheila.

Câncer Infantojuvenil    

Segundo os dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), no país anualmente, são mais de 10 mil casos novos de câncer registrados nessa faixa etária. O câncer já representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 18 anos no Brasil.

Para o câncer infantojuvenil não há uma causa específica em que se possa atuar prevenindo. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são: a leucemia (câncer da medula óssea), os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (tumores do sistema linfático), mas, existem outros tipos de câncer nessa faixa etária.

Sinais e sintomas como dor nos ossos, febre persistente sem causa aparente, manchas roxas pelo corpo, dor de cabeça persistente por dias, emagrecimento repentino, sangramentos anormais, nódulos em ossos ou no músculo, aumento de gânglios (ínguas) que ficam endurecidos, mancha branca no olho, são alguns dos sintomas de alerta que podem sugerir um câncer na criança ou no adolescente e que indicam a necessidade de um exame por um especialista.