Senador Benedito de Lira garante apoio político para fortalecimento do Hospital do Açúcar

Senador Benedito de Lira garante apoio político para fortalecimento do Hospital do Açúcar

20:03 21 julho in Últimas Notícias

Audiência com senador tratou da saúde financeira da Instituição Filantrópica

A realidade do quadro financeiro e operacional da Fundação Hospital da Agronindústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas – Hospital do Açúcar  foi exposta ao senador por Alagoas, Benedito de Lira (PP-AL),  nesta sexta-feira, 21,  durante encontro convocado pelo  Conselho Deliberativo e Direção Executiva da Instituição.

Um panorama das limitações econômicas do Hospital foi desmiuçado por meio da apresentação do planejamento orçamentário da Instituição. Números e resultados negativos vividos nos últimos anos – devido à extrema dependência dos repasses do Sistema Único de Saúde (SUS) – foram debatidos.

O médico e diretor secretário, André Seabra, apresentou o balanço de custeios, gastos e  históricos de déficit contabilizados com os serviços de prestação de saúde pelo SUS, convênios e atendimento particular.

“Registra-se aqui a importância do Hospital do Açúcar para saúde dos alagoanos e, principalmente,  para população em vulnerabilidade social; mas há anos as gestões têm sido sufocadas pelo atraso de repasse, vendo o financeiro em queda livre. Temos um arcabouço do nosso planejamento orçamentário para sanear recursos e recolocar o Hospital do Açúcar no lugar. Isso só será possível somente com um choque financeiro. Aqui se tem vontade e potencial para trabalhar por isso”, pontuou André em sua apresentação.

Apoio

O cenário do Hospital do Açúcar sensibilizou ao Senador Benedito de Lira (PP-AL), que prometeu trabalhar junto ao Ministério da Saúde para destinar recursos federais para restauração financeira do Hospital.

“Meu compromisso com o Hospital do Açúcar é para garantir a condição política de saúde à população de Alagoas. Registro minha preocupação com tamanha gravidade desse Hospital perante sua saúde financeira. Contem comigo para resgatar sua competência em saúde e  motivar a equipe”, concretizou Benedito de Lira a intenção de  viabilizar recurso por meio de emendas parlamentares e convênios federais.

O Senador destacou a vinda do Dr. Adeilson Loureiro para a Fundação, indicação do Ministro da Saúde para o Conselho e que foi eleito Diretor Financeiro. Destacou sua responsabilidade em atuar junto ao Ministério, onde deixará uma Diretoria, para manter as portas abertas para a chegada de recursos e equipamentos, como o Setor de Oncologia, que deverá ser reativado.

O novo diretor ratificou o compromisso. “Chegamos à instituição encontrando um grande desafio financeiro, mas nos sentimos acolhidos e prontos a corresponder com todo o nosso esforço e trabalho”, afirmou Adeilson.

Benedito também anunciou a passagem do ministro da Saúde, Ricardo Barros, pelo Hospital do Açúcar, na próxima quarta-feira, 26, quando cumpre agenda em Maceió.  A questão do Hospital também será explorada junto ao presidente da República, Michel Temer, em sua próxima audiência no Palácio do Planalto, em Brasília/DF.

O diretor presidente do Açúcar, reconduzido recentemente ao cargo, Edgar Antunes, externou o sentimento de renovação do ânimo da equipe em retomar a viabilidade do Hospital. “Todos sabem da nossa abnegação em manter as portas abertas, com os serviços funcionando. Mas, infelizmente, nem só de dedicação e empenho viverá esse Hospital. Esse amparo financeiro de reconstrução precisava chegar. Temos consciência da importância dessa unidade como via integrante do eixo principal de saúde em Alagoas”, resumiu o Edgar.

Após reunião, o presidente Edgar Antunes acompanhou o senador Benedito de Lira  em uma visita às instalações do Hospital do Açúcar. O grupo  diversos departamentos do Hospital do Açúcar, entre eles as futuras instalações do serviço de radiologia e pronto atendimento.

A reunião entre Conselheiros, direção e senador Benedito de Lira foi conduzida pelo presidente do Conselho, Pedro Robério Nogueira de Melo.

 

 

 

BCCOM Comunicação

Assessoria de Imprensa
82 3326.3839 | 82 8802.0271
bccom1@uol.com.br