Informações Institucionais

Hospital do Açúcar de Alagoas - 59 anos!
Fachada principal Hospital do Açúcar

Desde a sua Inauguração em 1957, o Hospital do Açúcar vem sofrendo transformações, tanto em sua estrutura física e em seus serviços, quanto no corpo funcional, investindo em equipamentos de tecnologia avançada, acompanhando as mudanças científicas, sociais, econômicas, políticas e culturais do País, garantindo desta forma uma prestação de assistência médico-hospitalar de alta complexidade à população alagoana, ao longo dos seus 59 anos de serviços prestados.

 

No atual contexto histórico, inúmeras transformações ocorridas, desde as modificações na estrutura interna e externa do prédio principal e seus anexos; gestão de pessoal e movimento ascendente e descendente nos diversos tipos de relações interpessoais; investimentos na qualificação da sua equipe, sobretudo suas lideranças, implantação da gestão da qualidade, concretização e fortalecimento de grandes parcerias na gestão de serviços co-gestores e terceirizados, com ampliação dos serviços existentes e implemento de outros tantos necessários, assim como uma modernização da filosofia administrativa, com profissionalização e ocupação de cargos, que no passado eram apenas função estatutária, implantação de projetos pioneiros.

 

O Hospital do Açúcar conta atualmente com 274 leitos ativos, entre enfermarias, apartamento e suítes, UTI Geral Adulto, UTI Coronária, UTI Neonatal e Pediátrica, destinados ao atendimento de convênios, particulares e SUS.

 

A Fundação dispõe de um amplo leque de serviços em sua estrutura. Além de 02 (dois) amplos centros cirúrgicos, sendo um com atendimento obstétrico, possui diversos serviços de alta e média, tais como: tomografia, medicina nuclear, oncologia pediátrica, ressonância magnética, radiologia intervencionista, hemodinâmica, nefrologia; endoscopia, fisioterapia, medicina hiperbárica, otorrinolaringologia, dentre outros.

 

Integrado aos seus serviços, um exclusivo centro médico, para atendimento ambulatorial nas mais diversas especialidades: Pediatria, Neurologia, Hematologia, Cardiologia, Vascular; Nefrologia; Clínica Médica; Oncologia; Pneumologia; Endocrinologia; Cirurgia Geral; Plástica; Proctologia; Urologia; Oftalmologia; Otorrinolaringologia; Dermatologia; Ginecologia/Obstetrícia; Cirurgia Pediátrica; Ortopedia; Reumatologia; Infectologia; Anestesiologia; e muito mais.

 

Desde 2011, o Hospital do Açúcar tem passado por um profundo processo de modernização, sobretudo com a elaboração e implantação do seu primeiro Planejamento Estratégico, desenvolvido em parceria com a GPE Gestão de com Pessoas e Planejamento Empresarial, no qual foi alinhado, dentre outros, sua nova identidade organizacional. Neste período também foi iniciado o processo de revitalização da sua Marca. Agora em 2016, está iniciando um novo ciclo do Planejamento que irá até 2018.

 

Sobre as mudanças estabelecidas pelo planejamento estratégico, excelentes desempenhos já foram alcançados, desde o desenvolvimento das lideranças e a melhoria no clima organizacional, à padronização dos processos visando à qualidade, humanização e segurança na assistência prestada, além da ampliação do leque de serviços e da abertura para novas parcerias e negócios. O Hospital encontra-se em processo de certificação de qualidade hospitalar junto ao modelo CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

Galeria de imagens