Hospital do Açúcar prepara programação especial para Dia Mundial de higienização das mãos

Hospital do Açúcar prepara programação especial para Dia Mundial de higienização das mãos

17:26 05 maio in Últimas Notícias

A higienização das mãos é considerada uma das estratégias mais eficazes para evitar transmissão de infecções e micro-organismos resistente, sobretudo no ambiente hospitalar. Para fortalecer ainda mais esta prática entre profissionais, pacientes, acompanhantes e visitantes, o Hospital do Açúcar preparou uma programação especial para o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado nesta quinta-feira, dia 05 de maio.

Serão realizadas palestras sobre o tema nos setores diversos e alas de internamentos, além da distribuição de cartilhas e panfletos com orientações sobre a lavagem das mãos. O evento será promovido pela Instituição, por meio do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Núcleo de Segurança do Paciente, além dos acadêmicos de Enfermagem.

Anualmente, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pacientes são afetados no mundo por infecções relacionadas à assistência à saúde e por isto definiu esta data, 05 de maio, para fazer um alerta geral. Em 2016, com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a OMS vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas, visando à prevenção das infecções para segurança do paciente.