Hospital do Açúcar fortalece a garantia de direitos a paciente oncológicos

hospital vista aerea 59 anos

Hospital do Açúcar fortalece a garantia de direitos a paciente oncológicos

17:28 15 agosto in Notícia em destaque

Elaborado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Plano Estadual de Oncologia foi assinado em julho pelos gestores do Hospital do Açúcar e do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes.

As duas instituições foram as primeiras do estado a se integrarem ao programa que visa melhorias na assistência aos pacientes com câncer e facilita o acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. O Plano, respectivo à portaria 140 do Ministério da Saúde, assegura a realização de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 200 exames de anatomia patológica e 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias.

Segundo a diretora Médica do Hospital do Açúcar, Marta Celeste Mesquita, o Plano visa, principalmente, uma garantia de atendimento completo aos pacientes oncológicos. “O Plano traz maiores benefícios a esses pacientes. Garante exames e todo o aparato necessário até o final do tratamento. Além de dar suporte as recomendações dos profissionais da saúde”, explica.

O Plano Estadual de Oncologia promoverá cerca de R$ 19,5 milhões por ano para a área da saúde oncológica para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e cada unidade hospitalar que se integrar ao programa, receberá uma quantia dessa verba para suprir os serviços ofertados.

A implantação do Plano que favorece o paciente diagnosticado com câncer em Alagoas prevê a garantia do procedimento completo a ser realizado mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons).

O Hospital do Açúcar, como uma das primeiras instituições a assinar o contrato com o Plano Estadual, se compromete mais uma vez com a garantia dos bons serviços prestados.

Atenciosamente

BCCOM Comunicação