Hospital do Açúcar completa 60 anos de dedicação à saúde dos alagoanos

Hospital do Açúcar 60 anos

Hospital do Açúcar completa 60 anos de dedicação à saúde dos alagoanos

17:26 26 janeiro in Notícia em destaque

Uma referência em saúde no estado de Alagoas, o Hospital do Açúcar comemora nesta quinta-feira (26), 60 anos cuidando da saúde dos alagoanos. A unidade preza pela qualidade na assistência e satisfação dos clientes em geral, mantendo sempre a missão de oferecer seus serviços com excelência, em um ambiente diferenciado e seguro.

Atualmente, a instituição conta com 1.262 colaboradores e 606 médicos cadastrados, além de especializada equipe multidisciplinar, formando uma grande e dedicada equipe, que trabalha, diariamente, na construção de um hospital que visa valores como: ética, filantropia, inovação, comprometimento, humanização, educação, desenvolvimento e responsabilidade socioambiental.

Para o presidente do Hospital, Edgar Antunes Neto, a força da unidade resulta de vários fatores, mas, sobretudo, do compromisso dos seus profissionais e da confiança dos clientes.

“Somos uma instituição sólida, com uma excelente infraestrutura e amplo leque de serviços, fundamental para atender a demanda do nosso estado. Ao contrário do que pensam algumas pessoas, continuamos crescendo sim. Sentimos a crise financeira nacional do último ano, como a grande maioria das empresas, mas, enquanto centenas de hospitais foram fechados e milhares de leitos extintos em todo o país, nos mantemos firmes e trazendo novidades em breve para nossos usuários, com a ampliação do nosso leque de serviços. Com isto, queremos fazer um agradecimento especial aos nossos parceiros, a todos os profissionais e aos nossos clientes, por acreditarem e nos ajudarem a continuar escrevendo esta história”, declara o presidente.

História – Fundada em 01 de fevereiro de 1949 e inaugurada em 26 de janeiro de 1957, a Fundação Hospital da Agro-Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas é uma instituição filantrópica de caráter privado que foi instituída por usineiros, fornecedores de cana, industriais do açúcar, Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA – hoje extinto) e associações de classe, tanto de usineiros quanto de fornecedores (fazendeiros).

Gestão – Desde 2011, o Hospital do Açúcar tem passado por um profundo processo de modernização, sobretudo com a elaboração e implantação do seu primeiro Planejamento Estratégico, oferecendo diversas mudanças, desde o desenvolvimento das lideranças à padronização dos processos visando à qualidade, humanização e segurança na assistência prestada, além da ampliação do leque de serviços e da abertura para novas parcerias e negócios.

Dentre as principais mudanças, o Hospital tem se transformado num grande “hospital escola”, investindo em Programas de Residência Médica junto ao Ministério da Educação e também com o Centro Universitário Tiradentes (Unit). A fundação também encontra-se em processo de certificação de qualidade hospitalar junto ao modelo CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.

O comprometimento em proporcionar soluções integradas em saúde, bem-estar e sustentabilidade são os pilares para os bons resultados que o hospital carrega em sua trajetória. Números indicam que só em 2016 foram registradas 13.270 internações, 8.902 cirurgias, 2.625 partos e 312.886 exames feitos no SADT – Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico. Ao todo, 189.256 pacientes foram atendidos em seus 226 leitos operacionais e 29 leitos de UTI.