Dia Mundial do Rim: Hospital do Açúcar alerta população sobre doenças renais provocadas pela obesidade

Dia Mundial do Rim: Hospital do Açúcar alerta população sobre doenças renais provocadas pela obesidade

10:45 15 março in Últimas Notícias

Quem passou pelo Centro Médico do Hospital do Açúcar nesta quinta-feira, 9,  se deparou com a ação de saúde em comemoração ao Dia Mundial do Rim, promovido pelo setor de Nefrologia do Hospital.  A Campanha Nacional desse ano  trouxe a público a temática “Doença Renal e Obesidade.  Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

Os usuários  atendidos responderam ao questionário de indicativos de  Doenças Renais Crônica (DRC) e  de acordo com suas respostas foram realizadas análise sobre fatores que possam desencadear a doença renal.  Além da abordagem educativa, enfermeiros, estudantes de medicina e nutrição da UNIT Alagoas também ofereceram serviço de verificação da pressão arterial, teste rápido de glicemia capilar, orientação nutricional e de atividade física.

De passagem no Centro Médico do Açúcar para consulta periódica, seu Jorge Santos,  descobriu que pode ser um forte candidato a desenvolver DRC. “Além de sofrer hipertensão, o resultado do questionário apontou que como não tenho cuidados com a alimentação posso ter complicação renal no futuro”, disse o comerciante de 48 anos. As perguntas respondidas por ele atingiu o patamar 8 do questionário padrão da SBN.

Ao lado do esposo, a paciente Valda Kitamura, de 54 anos aprovou a ação junto aos usuários. “Ações como essa também uma forma de consultar-se com um profissional para alertar sobre os riscos de doenças. Fiquei surpresa com as informações que recebi sobre a fragilidade e altas chances de desenvolvermos lesões renais. Fica o alerta”, comentou Valda enquanto verificava sua pressão arterial.

Segundo a nutricionista do Hospital do Açúcar, Mônica Costa, 50% da população brasileira, de acordo com dados da SBN, possui chance de desenvolver lesões renais por uma série de fatores. “A obesidade tem chamado atenção como uma das maiores preocupações  da área de saúde pela diversidade de doenças a qual conduz. Hoje já é uma realidade perante as doenças renais e  a população precisa ser educada  no âmbito alimentar  com reforço de atividade física”,  pontua.

A Campanha

O fator de risco obesidade, segundo a Assistente Social e organizadora do evento, Aline Morais,  a proposta é propagar o recurso da prevenção de doenças renais em pacientes assintomáticos. “A intenção foi provocar reflexão de pacientes aleatórios que ainda não exerceram qualquer tipo de cuidado, de fato,  com os rins. A pretensão é justamentes incentivar que a população  adote medidas saudáveis de consumo alimentar de forma global”, justificou.

Anualmente o setor de Nefrologia do Hospital do Açúcar realiza ação especial em celebração do Dia Mundial do Rim. Em 2016, mais de 300 pessoas realizaram os testes gratuitos e receberam orientações da equipe de saúde.

BCCOM Comunicação
Assessoria de Imprensa