Dia Mundial da Saúde: Hospital do Açúcar alerta sobre os riscos do diabetes

dia mundial da saude

Dia Mundial da Saúde: Hospital do Açúcar alerta sobre os riscos do diabetes

16:48 07 abril in Últimas Notícias

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1946, o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, com o intuito de ampliar a visão do mundo a respeito do conceito de saúde, a qual define como “o total bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Todos os anos a OMS identifica um tema central a ser trabalhado em todo o mundo. Em 2016, a campanha gira em torno do diabetes. Entre outros objetivos, nesta data será lançado o primeiro relatório mundial sobre a doença, que irá “descrever o peso e as consequências da diabetes e defender a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva do diabetes”.

Números

É estimado que 9% dos adultos no mundo têm diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença no Brasil. Isso representa 6,9% da população, com viés de crescimento nos próximos anos. Segundo a instituição: “A maioria dos pacientes não apresenta sintomas no início do diabetes”.

A doença tem tratamento e pode ser controlada e os cuidados devem ser permanentes. Prevenir, conhecer, monitorar e controlar são remédios eficazes contra Diabetes. Cerca de 90% dos casos diagnosticados são do tipo 1. A promoção de hábitos alimentares baseados em dietas saudáveis e atividade física, ampliando o acesso ao diagnóstico e tratamento a preços acessíveis representam componentes vitais para o sucesso deste propósito.

Curiosidades

  1. Cerca de 37 milhões de pessoas no mundo têm Diabetes;
  2. Diabetes está previsto para se tornar a principal causa de morte no mundo no ano de 2030;
  3. Existem duas formas principais de diabetes: Diabetes tipo 1 é caracterizada por uma falta de produção de insulina e diabetes tipo 2, pela ineficaz capacidade corporal de utilização da insulina;
  4. Um terceiro tipo de Diabetes é a gestacional, caracterizado por hiperglicemia, ou açúcar no sangue aumentado, com os valores acima do normal, porém, inferiores aos de diagnóstico de diabetes, condição esta que ocorre durante a gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm um risco aumentado de complicações durante a gravidez e no parto. Elas também estão em maior risco de diabetes tipo 2 no futuro;
  5. A doença cardiovascular é responsável por entre 50% e 80% das mortes em pessoas com Diabetes;
  6. Em 2012, foi considerada a causa direta de 1,5 milhões de mortes;
  7. 80% das mortes por diabetes ocorrem em países de baixa e média renda;
  8. Diabetes é uma das principais causas de cegueira, amputações e insuficiência renal.

Fonte: sites da OMS e outros