Dia do Assistente Social: Profissionais e estagiários a comemoram data com prestação de serviços a pacientes internos

Dia do Assistente Social: Profissionais e estagiários a comemoram data com prestação de serviços a pacientes internos

21:04 13 maio in Últimas Notícias

No próximo domingo, 15 de maio, comemora-se o dia do Assistente Social. A data foi criada para dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. Todos os anos, o conjunto de Conselhos, Federal e Regionais, da categoria lançam um tema específico. Este ano: “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”.

De acordo com o CFESS, a campanha tem por objetivo resgatar e valorizar a construção histórica da profissão, reafirmando sua importância na luta pelos direitos sociais.

No Hospital do Açúcar, a coordenação da área destaca os programas e projetos trabalhados diariamente, por profissionais e estagiários, voltados aos usuários da Unidade, com o objetivo principal de facilitar o acesso a bens e serviços, inclusive àqueles oferecidos pelo Governo Federal, bem como a socialização de informações.

Dentre os programas trabalhados, podemos destacar: farmácia de alto custo, que dá acesso a medicamentos gratuitos para tratamento de diversas doenças; socialização de informações sobre os direitos assegurados aos pacientes com cardiopatia, orientando sobre como ter acesso ao auxílio doença; viabilização aos direitos dos usuários: A assistência a saúde e a Recuperação domiciliar, com acesso ao serviço de assistência domiciliar (SAD); e o programa de adesão aos usuários do Hospital do Açúcar, concessão de produtos hospitalares e ortopédicos. Além disto, o setor continua realizando palestras socioeducativas, sensibilizando as mães sobre a importância do aleitamento materno.

De acordo com a coordenadora da área, Maria Vanda Figueira, mais dois projetos de intervenção serão implementados: dos direitos assegurados aos pacientes com Leucemia; e a socialização de informação dos direitos aos pacientes pós-traumáticos à Habilitação e Reabilitação neste Hospital.

“Para nós profissionais do Serviço Social que atuamos na supervisão destes programas, associada à grande responsabilidade na construção de formar bons profissionais para o futuro, destacamos o prazer e a gratidão, sobretudo por obter o resultado do nosso trabalho, beneficiando às pessoas que mais necessitam. Queremos agradecer a cada um dos estagiários, inclusive aos que por aqui já passou, pela dedicação e comprometimento com a profissão, setor e instituição. Estes projetos também são uma forma de deixar registrada a passagem e intervenção de cada um aqui conosco”, destacou a coordenadora.